Teste de DNA para Paternidade – Saiba como funciona

Exame de DNA para paternidade

Em meio às inúmeras inovações tecnológicas na área da saúde, o teste de DNA para determinação de paternidade se destaca como uma ferramenta fundamental no esclarecimento de relações familiares, impactando diretamente questões legais, sociais e emocionais.

Este exame oferece uma resposta clara e científica para dúvidas sobre a paternidade, sendo uma ponte para a construção de relações familiares baseadas na certeza biológica.

Com a evolução constante da ciência e da tecnologia, o acesso a esses testes tornou-se mais amplo, promovendo uma compreensão mais profunda de como são realizados, a precisão dos resultados e as possibilidades de execução.

Como é Feito o Exame de DNA para Descobrir a Paternidade?

O procedimento para realizar um teste de DNA de paternidade envolve várias etapas técnicas detalhadas, garantindo a precisão e a confiabilidade dos resultados. Primeiramente, é necessária a coleta de amostras de DNA dos indivíduos envolvidos, que pode ser feita através de swabs bucais, a forma mais comum, onde células são coletadas do interior da bochecha com uma espécie de cotonete. Outras fontes de DNA, como sangue ou cabelo, também podem ser utilizadas, embora sejam menos comuns. Após a coleta, as amostras são enviadas a um laboratório especializado onde o DNA é extraído, quantificado e, finalmente, analisado.

Durante a análise, compara-se sequências específicas do DNA que são conhecidas por variar entre indivíduos. A comparação dessas sequências entre a criança e o suposto pai permite determinar se há uma relação biológica. Se o homem testado compartilha um número suficiente dessas sequências com a criança, o teste indica uma probabilidade muito alta de paternidade.

Qual a Porcentagem de DNA entre Pai e Filho?

Biologicamente falando, um filho herda aproximadamente 50% de seu DNA de cada um de seus pais. Isso significa que a metade do material genético da criança é proveniente do pai e a outra metade da mãe. Este fato é a base da análise de paternidade, onde se espera encontrar correspondências significativas entre as sequências de DNA do pai e do filho. Os testes de DNA para paternidade são altamente precisos, podendo determinar com mais de 99% de certeza se um homem é o pai biológico de uma criança, desde que as sequências analisadas mostrem uma correspondência adequada.

Pode Fazer Exame de DNA Só com o Pai?

Sim, é possível realizar um teste de DNA para determinar a paternidade utilizando apenas amostras do suposto pai e da criança. Embora a inclusão da amostra de DNA da mãe possa aumentar a precisão do teste ao eliminar a metade materna do DNA da criança na análise, não é estritamente necessário para obter um resultado conclusivo. Testes feitos sem a amostra da mãe podem ainda fornecer resultados precisos e confiáveis, apontando a relação biológica entre pai e filho.

Para outros tipos de Exame de DNA, como Reconstrução ou Irmandade é necessário consultar funcionamento e valores pelo WhatsApp.
Exame de Dna Durante a gestação não realizamos.


Para fazer o Exame ou tirar dúvidas, clique aqui e entre em contato com o laboratório Fleming pelo WhatsApp.

Procure sempre uma opinião médica para orientar sobre o diagnóstico e tratamento.

Aviso Legal: Este post é destinado exclusivamente a fornecer informações gerais e esclarecer dúvidas. Não constitui aconselhamento médico ou diagnóstico e não deve ser utilizado como tal. Os resultados e interpretações de exames são variáveis e devem ser discutidos com um profissional de saúde qualificado. O Laboratório Fleming não se responsabiliza por ações tomadas com base nas informações fornecidas neste texto do blog. Para orientações médicas específicas, consulte sempre um especialista.

Precisa de Ajuda?