Exame de gravidez de sangue (Beta HCG) – Quando fazer?

O melhor teste para confirmar uma possível gravidez é o exame de sangue, já que permite detectar as quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gestação.

Quantos Dias o Exame de Sangue Detecta Gravidez?

O exame de sangue tem a capacidade de detectar a gravidez muito precocemente, graças à sua sensibilidade em identificar o hormônio Beta HCG. Esse hormônio começa a ser produzido após o embrião se implantar na parede uterina, o que ocorre aproximadamente 6 a 12 dias após a fertilização. Para realizar o exame Beta HCG, é recomendado aguardar 10 dias após a fecundação, pode ser feito também logo no primeiro dia após o atraso menstrual.

Qual é o Valor do Beta HCG Positivo?

A interpretação dos níveis de Beta HCG é fundamental para a confirmação da gravidez. Os valores considerados positivos para a gravidez geralmente são acima de 25 mIU/mL. No entanto, é importante notar que os níveis de HCG dobram aproximadamente a cada 48-72 horas nas primeiras semanas de gravidez. Por isso, muitas vezes, é recomendado repetir o teste após alguns dias para confirmar o aumento progressivo nos níveis desse hormônio, o que ajuda a confirmar a gravidez e a avaliar seu desenvolvimento.

Quanto Tempo Para Sair o Resultado do Exame Beta HCG?

A rapidez na obtenção dos resultados é um aspecto importante para as mulheres que buscam a confirmação de uma gravidez. Com os avanços nas técnicas laboratoriais, a maioria dos laboratórios consegue fornecer os resultados do exame quantitativo de Beta HCG em até 24 horas após a coleta do sangue. Dependendo do laboratório e do tipo de serviço, os resultados podem estar disponíveis até em algumas horas, permitindo uma resposta rápida e facilitando o início do acompanhamento pré-natal, se necessário.

Duas opções de exames Beta HCG

No laboratório Fleming temos duas opções de exames Beta HCG disponíveis:

Beta HCG Positivo/Negativo Qualitativo
Esse exame indica se a mulher está grávida ou não. No resultado aparece Positivo ou Negativo. Prazo: 1 hora se for coletado de segunda a sexta das 6h30 às 15h.

Beta HCG Quantitativo com taxa hormonal
Esse exame indica a quantidade do hormônio hCG presente no sangue. A partir do resultado do exame é possível identificar as semanas de gestação. Prazo: leva até 3 dias para ficar pronto.

Para tirar dúvidas, clique aqui e entre em contato com o laboratório Fleming pelo WhatsApp.

Procure sempre uma opinião médica para orientar sobre o diagnóstico e tratamento.

Aviso Legal: Este post é destinado exclusivamente a fornecer informações gerais e esclarecer dúvidas. Não constitui aconselhamento médico ou diagnóstico e não deve ser utilizado como tal. Os resultados e interpretações de exames são variáveis e devem ser discutidos com um profissional de saúde qualificado. O Laboratório Fleming não se responsabiliza por ações tomadas com base nas informações fornecidas neste texto do blog. Para orientações médicas específicas, consulte sempre um especialista.

Precisa de Ajuda?