Hemograma Completo Explicado: Do Jejum aos Valores Normais

O hemograma completo é um dos exames de sangue mais solicitados nos laboratórios de análises clínicas. Mas, você sabe o que esse teste realmente mostra e como ele pode ajudar no diagnóstico de diversas condições de saúde? Este guia prático foi elaborado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o hemograma completo, desde o que ele examina até a interpretação dos resultados normais.

O que mostra o exame de hemograma completo?

O hemograma completo é um exame de sangue abrangente que fornece informações detalhadas sobre os três principais tipos de células no sangue: glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Ele é fundamental para avaliar a saúde geral do paciente, diagnosticar diversas doenças, como anemias, infecções, certos tipos de câncer, distúrbios de coagulação, e monitorar a saúde dos pacientes durante o tratamento de diversas condições.

Este exame detalha vários componentes, incluindo:

  • Contagem de glóbulos vermelhos (RBC): indica a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, essenciais para o transporte de oxigênio.
  • Hemoglobina e Hematócrito: medem a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.
  • Contagem de glóbulos brancos (WBC): revela a quantidade de glóbulos brancos, que são cruciais para a defesa do corpo contra infecções.
  • Diferencial de leucócitos: detalha os tipos de glóbulos brancos presentes, como linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
  • Plaquetas: importantes para a coagulação do sangue.

Cada um desses componentes pode fornecer pistas vitais sobre o estado atual de saúde e ajudar na identuição de problemas que precisam de atenção médica.

Qual é a diferença entre hemograma e hemograma completo?

Embora os termos “hemograma” e “hemograma completo” muitas vezes sejam usados de forma intercambiável, existe uma diferença técnica entre eles. O hemograma básico ou simples geralmente refere-se à contagem de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, juntamente com medições de hemoglobina e hematócrito. Já o hemograma completo abrange todas as informações do hemograma simples e inclui um diferencial de leucócitos, que detalha os diferentes tipos de glóbulos brancos no sangue. Essa análise mais detalhada pode ser crucial para o diagnóstico preciso de várias condições médicas.

Quantas horas de jejum para fazer exame de hemograma completo?

Uma dúvida comum é sobre a necessidade de jejum antes de realizar um hemograma completo. Na verdade, para a maioria dos casos, não é necessário jejuar antes de fazer um hemograma completo. Recomenda-se apenas evitar o consumo de alimentos e bebidas, exceto água, nas horas que antecedem o exame para evitar qualquer possível interferência nos resultados de alguns componentes específicos do sangue. Contudo, é sempre importante seguir as orientações do laboratório ou do médico que solicitou o exame, pois podem existir recomendações específicas dependendo do caso.

Qual é o normal do hemograma completo?

Os valores normais de um hemograma completo podem variar ligeiramente dependendo do laboratório e de fatores específicos do paciente, como idade e sexo. No entanto, há faixas de referência geralmente aceitas para entender se os resultados estão dentro do esperado:

  • Glóbulos vermelhos (homens): 4,7 a 6,1 milhões de células/mcL
  • Glóbulos vermelhos (mulheres): 4,2 a 5,4 milhões de células/mcL
  • Hemoglobina (homens): 13,8 a 17,2 gramas/dL
  • Hemoglobina (mulheres): 12,1 a 15,1 gramas/dL
  • Hematócrito (homens): 40,7% a 50,3%
  • Hematócrito (mulheres): 36,1% a 44,3%
  • Glóbulos brancos: 4.500 a 11.000 células/mcL
  • Plaquetas: 150.000 a 450.000 células/mcL

Valores fora dessas faixas podem indicar a presença de condições médicas que necessitam de avaliação adicional.

Aviso Legal: Este post é destinado exclusivamente a fornecer informações gerais e esclarecer dúvidas. Não constitui aconselhamento médico ou diagnóstico e não deve ser utilizado como tal. Os resultados e interpretações de exames são variáveis e devem ser discutidos com um profissional de saúde qualificado. O Laboratório Fleming não se responsabiliza por ações tomadas com base nas informações fornecidas neste texto do blog. Para orientações médicas específicas, consulte sempre um especialista.

Precisa de Ajuda?